top of page

TRADICIONAL FESTA ALEMÃ EM NOVO LOCAL

TRADICIONAL FESTA ALEMÃ EM NOVO LOCAL

Noticiada essa semana a mudança do local da “FESTA POPULAR ALEMÃ DO BORBOLETA (“SCHMETTERLING VOLKSFEST ”): do bairro homônimo vai para o Norte Shopping.

A alteração foi a melhor opção encontrada pela organização do evento diante da interdição da Rua José Lourenço, onde a festa vinha acontecendo em suas últimas edições. O presidente da Associação Alemã, Salcio del Duca, organizadores da festa, definiu a mudança como “difícil, mas necessária”.

A primeira Festa Alemãs no Borboleta, aconteceu em 1969, tomou o formato atual em 1990 e 1991 e a partir de 1995, passou a ser promovida pela Associação Alemã (criada à época) e foi crescendo de público a cada ano. Vinha sendo realizada a cada ano com mais dificuldades e com muitos incômodos pelo local inadequado.

O fato é que essa festividade, não “cabia” mais no Borboleta e, a cada ano era maior o desgaste do evento. Agora tem a oportunidade de deixar de ser uma festa de bairro para ser de toda a cidade.Na minha opinião, esse é mais um caso que encaixa no princípio “pegue um limão e o transforme em uma limonada”.

Além do mais, a realização nesse novo espaço, tem grande apelo histórico para os descendentes dos alemães, pois, era esse, também, uma área ligada à imigração alemã: Ali existia o Vilagen, onde foram morar os primeiros imigrantes teutos que chegaram em Juiz de Fora, em 1856: Eram profissionais que vieram trabalhar na empresa União Indústria, dentre eles, (chamados artífices, na época), havia folheiros, seleiros, carpinteiros, fabricantes de carroças, ferreiros, entre outros, que foram empregados pela Cia União Indústria, para, trabalharem nas oficinas da Cia. que davam apoio e manutenção ás obras de construção da Estrada União e Indústria e das Estações de Muda, esses vieram com suas famílias e somavam cerca de 120 pessoas. Foram eles que construíram a Igreja da Glória o Colégio Santa Catarina entre outras obras e foram a semente do processo de industrialização da cidade.

Outro componente interessante, que reforça mais ainda a realização da festa nesse local, é que o Parque Estadual do Krambeck, instituído recentemente pelo governo estadual, fica bem em frente ao shopping e foi criado em área preservada pela família alemã Krambeck.

Continuará sendo realizada no mês de setembro, esse ano, entre os dias 6 e 17.

A marca “FESTA POPULAR ALEMÃ DO BORBOLETA”, “SCHMETTERLING VOLKSFEST” é muito forte o que permite sua realização em qualquer lugar.

Luiz Antônio Stephan

Bel. Em Comunicação Social- Publicidade e Propaganda Pesquisador, Historiador autodidata.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CLIQUE E  LEIA 

bottom of page